terça-feira, 18 de setembro de 2007

Festival Gastronômico de Tiradentes

[ p2] Reportagem:

http://www.revistaencontro.com.br/agosto04/fest_gourmet.asp

Análise:

A reportagem fala sobre o Festival Gastronômico que ocorre anualmente, com duração de 10 dias em Tiradentes, este festival foi criado em 1996 e a cada ano que passa ele ganha mais força, tornando-se assim hoje um dos eventos mais importantes e reconhecidos do calendário da cidade.
Durante estes dias encontramos chefs nacionais e internacionais e uma profusão de sabores, aromas e ritímos, além de uma programação rica como: cursos de temas variados; degustações de bebidas: degustação de iguarias, almoços, jantares, festins e o “mercado Brasil” que é um mini mercado como o mercado central de Belo Horizonte, onde serão comercializados diversos produtos regionais, além de um espaço para o artesanato de todo o Brasil.
Este festival é aberto para qualquer tipo de público (porém o que mais vemos é um público de alto poder aquisitivo) onde há tanto programações gratuitas como pagas. Além de ser um festival gastronômico, há diversas programações culturais.
Proposta:
Tiradentes é uma das cidades de Minas Gerais mais turísticas, porém quando foi planejada, seus idealizadores excluirão totalmente a comunidade. A minha proposta diante a este evento é a inserção dos moradores da cidade no evento.
1º Passo: Antes de o evento ocorrer promoveria um pequeno festival com os moradores, onde as melhores receitas seriam escolhidas.
2º Passo: Os vencedores participariam como um chef e mostrariam as suas especialidades para os diversos visitantes.
3º Passo: Escolha de artesanato local, onde os moradores poderiam expor suas peças, tendo a oportunidade de vende-las e aumentar a sua renda.
Obs: A cada ano seriam escolhidos novos participantes, pois assim daríamos a oportunidade de todos participarem.
Creio que se o evento fosse realizado desta maneira tanto a população local quantos os visitante e os organizadores sairiam mais contentes, pois a população participariam ativamente e lucraria, os visitantes teriam a oportunidade de experimentarem um comida tipicamente mineira, feita com ingredientes baratos e fáceis de serem encontrados que ressaltariam a identidade do local e os organizadores por verem seus clientes saírem satisfeitos e inserirem a comunidade.