sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Cavernas e Grutas Mineiras.

[p3] Reportagem

http://www.radiomemory.com.br/teste/ivan/itacarambi/atrativos_peruacu_sagarana.php

Análise:

Através desta reportagem pude perceber o quanto Minas Gerais é rico em recursos naturais como: cachoeiras, cerrado, montanhas, parques naturais, grutas, cavernas entre outros. Somente em Minas Gerais foram catalogadas cerca 1.633 cavernas e grutas, porém a maior parte destas grutas não são conhecidas pela população e nem aberta a visitação, apenas os estudiosos e pesquisadores as conhecem.
Entre estas grutas as mais conhecidas são: A gruta de Maquiné, localizada em Cordisburgo a 100 quilômetros de distância de Belo Horizonte, na região central do Estado; a gruta da Lapinha localizada em Lagoa Santa e a gruta do Rei do Mato localizada em Sete Lagoas todas estas são abertas à visitação pública.
Nessas grutas, as surpresas do subsolo revelam rios, cachoeiras, formações calcárias, inscrições e pinturas rupestres, ossadas de animais extintos, além das magníficas formações de estalactites e estalagmites.
Esta reportagem também fala sobre o Circuito das Grutas que foi criado após a Secretária de Estado de Turismo, ter percebido o interesse dos turistas em conhecerem esta parte de Minas Gerais, o circuito é composto por 14 municípios mineiros. Esta certificação faz com que os municípios possam captar recursos com os órgãos oficiais e empresas privadas de crédito para treinamento de mão-de-obra entre outros.

Proposta:

Como visto na reportagem acima Minas Gerais possui um grande potencial turístico neste seguimento, que aos poucos está sendo descoberto, mas para que possa se desenvolver será necessário um certo cuidado no momento de se planejar esta nova atividade, por está razão tenho como proposta os seguintes pontos:
*Como a atividade será desenvolvida num recurso natural, o mais importante é não descaracterizar o local ( como já podemos ver em algumas grutas) sei que é necessário fazer alguns reajustes para melhor atender os visitantes, mas dentro da gruta devi-se manter as suas próprias características.
* Inserir a comunidade na atividade, contratação de guias locais, onde será necessário dar cursos para os guias, visando um maior aprendizado e maior satisfação do turista.
* Realizar pesquisas nas demais grutas e cavernas do Estado, tento em vista descobrir novos locais para desenvolver a atividade.
*Realização de parcerias com as prefeituras das cidades onde estão os atrativo, isto facilita a divulgação e captação de recursos para o local.

Links relacionados a [p3]

http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/circuitos/port/gruta.asp
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./ecoturismo/index.html&conteudo=./ecoturismo/artigos/turismocavernas.html

Um comentário:

frederico canuto disse...

não é noticia, mas reportagem. por isso, a proposta fica muito generalista...